SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número01Sexualidade, gênero e educação: a subjetivação de mulheres pelo cinemaEstudos de laboratório no ensino médio a partir de Bruno Latour índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

VIEIRA, Adriane  e  SOUZA, Jorge Luiz de. Concepções de corpo na educação da postura. Educ. Real. [online]. 2006, vol.31, n.01, pp.145-161. ISSN 0100-3143.

Este artigo propõe discutir as repercussões de diferentes concepções de corpo na educação da postura. Partimos da idéia, presente na Antropologia do Corpo e da Saúde, de que diferentes formas de abordar o corpo contribuem para a produção de diferentes corpos-sujeitos. A presença de conhecimentos advindos de várias áreas do conhecimento possibilita uma visão multidimensional do corpo e um questionamento do discurso biomédico, que tem predominado na educação postural. Ao enfatizarmos as concepções de corpo mecânico e de corpo perceptivo, traçamos uma reflexão sobre os parâmetros que dão suporte às abordagens corporais direcionadas à educação da postura e sobre os corpos produzidos a partir desses diferentes referenciais.

Palavras-chave : Educação Postural; Postura Corporal; Educação Somática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )