SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número02Compulsão à comunicação: modos de fazer falar de si índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

GELAMO, Rodrigo Pelloso. O problema da experiência no ensino de filosofia. Educ. Real. [online]. 2006, vol.31, n.02, pp.09-26. ISSN 0100-3143.

A questão central do artigo consiste em pensar o ensino de filosofia como experiência filosófica. Pensar em tal possibilidade de ensino na contemporaneidade é deparar-se com a problemática filosófica da experiência. Walter Benjamin dizia que fomos expropriados da experiência. Como podemos, então, pensar um ensino de filosofia que se paute na experiência de filosofar, no qual a experiência se confunda com o próprio modus operandis do ensino? Distanciando-nos dessa perspectiva, pensamos que o ensino da filosofia se dê entre o empírico e o transcendental, no indizível deleuziano. Assim, o ensino da filosofia estaria na experimentação de pensar o impensável ou como um pensar in-fante.

Palabras clave : Experiência; Ensino de Filosofia; Filosofia Contemporânea.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )