SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número02Educação e comunicação: uma abordagem histórico-filosóficaLas fotos escolares como “analizadores” en la investigación educativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

PEREIRA, Marcelo de Andrade. Saber do tempo: tradição, experiência e narração em Walter Benjamin. Educ. Real. [online]. 2006, vol.31, n.02, pp.61-78. ISSN 0100-3143.

Este artigo investiga os conceitos de tradição, experiência e narração em Walter Benjamin com face à pesquisa em educação. Walter Benjamin foi, por certo, um dos pensadores mais preocupados em conjugar num sistema filosófico a multiplicidade do conhecimento. Essa sentença pode ser verificada a partir da compreensão da relação que o autor estabelece entre a experiência (Erfahrung), a tradição e a narração. Benjamin indica, com efeito, através dessa relação, o fundo místico, misterioso, sobre o qual se funda um tipo específico de experiência que se refere (e depende) diretamente ao comunitário. É nesse sentido que se pode visualizar com maior nitidez a implicação da tradição não apenas sobre o pensamento do filósofo em questão, como também sobre algumas perguntas que se fazem em torno da própria experiência da linguagem, da história, da arte e da educação.

Palavras-chave : Narração; Sabedoria; Tempo; Experiência; Tradição.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )