SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número02Las fotos escolares como “analizadores” en la investigación educativaBildung e educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

UBERTI, Luciane. Estudos pós-estruturalistas: entre aporias e contra-sensos?. Educ. Real. [online]. 2006, vol.31, n.02, pp.95-115. ISSN 0100-3143.

Este artigo problematiza alguns questionamentos produzidos em direção ao campo analítico definido como pós-estruturalismo. Para tanto, direciona especial atenção a três críticas, quais sejam: uma apologia à diferença - a qual resulta de uma contraditória noção de pluralidade de identidades; um relativismo total - o qual deriva na falta de distinção entre bem e mal; e uma noção totalizadora de discurso - na qual a linguagem torna-se um transcendente. Trata-se de exercitar uma contra-argumentação a tais críticas, a partir da perspectiva analítica de Michel Foucault, na tentativa de dar visibilidade à construção de contrasensos, possivelmente, inerentes ao trabalho intelectual.

Palabras clave : Foucault; Pós-Estruturalismo; Discurso; Relativismo; Diferença.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )