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Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143
Resumen
UBERTI, Luciane. Estudos pós-estruturalistas: entre aporias e contra-sensos?. Educ. Real. [online]. 2006, vol.31, n.02, pp.95-115. ISSN 0100-3143.
Este artigo problematiza alguns questionamentos produzidos em direção ao campo analítico definido como pós-estruturalismo. Para tanto, direciona especial atenção a três críticas, quais sejam: uma apologia à diferença - a qual resulta de uma contraditória noção de pluralidade de identidades; um relativismo total - o qual deriva na falta de distinção entre bem e mal; e uma noção totalizadora de discurso - na qual a linguagem torna-se um transcendente. Trata-se de exercitar uma contra-argumentação a tais críticas, a partir da perspectiva analítica de Michel Foucault, na tentativa de dar visibilidade à construção de contrasensos, possivelmente, inerentes ao trabalho intelectual.
Palabras clave : Foucault; Pós-Estruturalismo; Discurso; Relativismo; Diferença.