SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue02Estudos pós-estruturalistas: entre aporias e contra-sensos?Os devires do território-escola: trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

WEBER, José Fernandes. Bildung e educação. Educ. Real. [online]. 2006, vol.31, n.02, pp.117-133. ISSN 0100-3143.

A partir da referência à filosofia, à literatura e aos projetos educacionais - como, por exemplo, a criação da Universidade de Berlim - do final do século XVIII e início do século XIX, na Alemanha, busca-se explicitar a polissemia do conceito de Bildung (formação, autoformação, cultivo). Utiliza-se como mote a contraposição, tornada paradigmática, entre “educação estética” e “educação política”, para mostrar o equívoco de tal contraposição. Por fim, demonstra-se a vinculação daqueles termos ao projeto moderno de constituição da subjetividade política e estética.

Keywords : Bildung; Estética; Filosofia; Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )