SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número02Estudos pós-estruturalistas: entre aporias e contra-sensos?Os devires do território-escola: trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

WEBER, José Fernandes. Bildung e educação. Educ. Real. [online]. 2006, vol.31, n.02, pp.117-133. ISSN 0100-3143.

A partir da referência à filosofia, à literatura e aos projetos educacionais - como, por exemplo, a criação da Universidade de Berlim - do final do século XVIII e início do século XIX, na Alemanha, busca-se explicitar a polissemia do conceito de Bildung (formação, autoformação, cultivo). Utiliza-se como mote a contraposição, tornada paradigmática, entre “educação estética” e “educação política”, para mostrar o equívoco de tal contraposição. Por fim, demonstra-se a vinculação daqueles termos ao projeto moderno de constituição da subjetividade política e estética.

Palavras-chave : Bildung; Estética; Filosofia; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )