SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número02Bildung e educaçãoFamília e escola na contemporaneidade: os meandros de uma relação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

OLIVEIRA, Andréia Machado  y  FONSECA, Tania Mara Galli. Os devires do território-escola: trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens. Educ. Real. [online]. 2006, vol.31, n.02, pp.135-153. ISSN 0100-3143.

O presente artigo propõe uma análise da escola em sua singularidade a partir de um paradigma ético-estético sobre a Educação. Tal abordagem concebe a escola como multiplicidade, uma vez que é constituída por uma trama rizomática de olhares e paisagens. A imagem da escola-paisagens perpassa o texto em um percurso que se inicia nos conceitos de plano, território e paisagem - formulados por Deleuze e Guattari -, chegando à noção de individuação proposta por Simondon. Seus contornos mutantes delineiam-se nos movimentos do ritornelo entre os planos estriados, perceptíveis e os planos lisos, imperceptíveis. A escola, como obra de arte, torna-se um posicionamento político calcado em experiências que desacomodam e abrem os devires da Educação.

Palabras clave : Escola; Paisagem; Arte; Devires.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )