SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número02Os devires do território-escola: trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagensCrianças e informação: papéis da família e da escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

NOGUEIRA, Maria Alice. Família e escola na contemporaneidade: os meandros de uma relação. Educ. Real. [online]. 2006, vol.31, n.02, pp.155-169. ISSN 0100-3143.

O artigo aborda as tendências contemporâneas de intensificação das interações entre a família e a escola e a ampla visibilidade social desse fato. Examina os fatores que estão na origem de tal movimento, a saber: de um lado, as mudanças sofridas, na contemporaneidade, pela instituição familiar e, de outro, pelo sistema escolar. Ressalta ainda algumas características de que se reveste hoje a relação família-escola e chama a atenção para o risco de se tomar a idéia de “parceria”, entre essas duas instâncias de socialização, como uma evidência inquestionável. Para tanto, defende a necessidade de se problematizar o fenômeno à luz de pressupostos sociológicos que apontam para as diferenças entre as famílias pertencentes a diferentes meios sociais.

Palavras-chave : Relação Família-Escola; Parceria Escola-Família; Envolvimento Parental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )