SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número02Família e escola na contemporaneidade: os meandros de uma relação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

RESENDE, Tânia de Freitas. Crianças e informação: papéis da família e da escola. Educ. Real. [online]. 2006, vol.31, n.02, pp.171-188. ISSN 0100-3143.

A partir de pesquisa realizada com crianças de 9 anos, este artigo discute os papéis da família e da escola no acesso à informação e no desenvolvimento de disposições favoráveis ao efetivo aproveitamento do potencial informativo atualmente oferecido pelos mais diversos veículos. Constatam-se desigualdades não só no acesso a esses veículos, mas também nas formas de apropriação de suas mensagens. Tais desigualdades colocam em evidência a questão do capital cultural familiar, as estratégias das famílias no tocante à escolarização e a relação com o próprio conhecimento. Delimita-se, assim, um importante espaço de atuação para a escola, tendo em vista a inclusão efetiva dos alunos na chamada “era da informação”.

Palavras-chave : Crianças; Informação; Desigualdades; Família; Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )