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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

BAMPI, Lisete. Ordenando poder-saber: produção de identidades e hierarquização de diferenças. Educ. Real. [online]. 2007, vol.32, n.01, pp.25-42. ISSN 0100-3143.

Utilizando-me das ferramentas analíticas de tecnologias de governo e de racionalidades políticas, apresento um dos resultados da pesquisa em que analisei o governo do multiculturalismo. O objetivo deste artigo é demonstrar como a Etnomatemática, na condição de um dispositivo de governo multicultural, operacionaliza-se por meio de tecnologias do multiculturalismo, atualizando modos de governo multiculturais pela produção de identidades e hierarquização de diferenças. Aponto para a produtividade analítica que a perspectiva foucaultiana oferece para, quem sabe, transgredir fronteiras pela possibilidade de uma constante atualização de modos de existência para além das identidades.

Palabras clave : Identidade; Diferença; Governo; Dispositivo; Multiculturalismo.

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