SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número01Um discurso sobre gênero nos currículos de ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

BAMPI, Lisete. Ordenando poder-saber: produção de identidades e hierarquização de diferenças. Educ. Real. [online]. 2007, vol.32, n.01, pp.25-42. ISSN 0100-3143.

Utilizando-me das ferramentas analíticas de tecnologias de governo e de racionalidades políticas, apresento um dos resultados da pesquisa em que analisei o governo do multiculturalismo. O objetivo deste artigo é demonstrar como a Etnomatemática, na condição de um dispositivo de governo multicultural, operacionaliza-se por meio de tecnologias do multiculturalismo, atualizando modos de governo multiculturais pela produção de identidades e hierarquização de diferenças. Aponto para a produtividade analítica que a perspectiva foucaultiana oferece para, quem sabe, transgredir fronteiras pela possibilidade de uma constante atualização de modos de existência para além das identidades.

Palavras-chave : Identidade; Diferença; Governo; Dispositivo; Multiculturalismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )