SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue01Ordenando poder-saber: produção de identidades e hierarquização de diferençasGrafite e o ensino da arte author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

MACEDO, Elizabeth. Um discurso sobre gênero nos currículos de ciências. Educ. Real. [online]. 2007, vol.32, n.01, pp.45-58. ISSN 0100-3143.

O objetivo deste artigo é analisar, tendo como contraponto outros sistemas referenciais, as tradições hegemônicas nos currículos de ciências desde os anos 90, com destaque para a diferença de gênero. São analisados os livros didáticos mais vendidos no período, entendidos como dimensão operativa do currículo e tratados como produtos culturais. A diferença é concebida a partir das matrizes antropológica e pós-colonial psicanalítica. A análise conclui que o currículo, além de biologizar a diferença e individualizar as diferenças entre homem e mulher ao vincular gênero, sexo e reprodução, intensifica a dicotomia ao generizar outras esferas da ciência. O caráter cultural de conceitos de masculino e feminino é reduzido, com a universalização da diferença para além do próprio humano.

Keywords : Currículo; Cultura; Educação em Ciências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )