SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue01Um discurso sobre gênero nos currículos de ciênciasMarcas das diferenças nas políticas de inclusão social author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

LAZZARIN, Luís Fernando. Grafite e o ensino da arte. Educ. Real. [online]. 2007, vol.32, n.01, pp.59-73. ISSN 0100-3143.

Neste artigo, a partir do exemplo do movimento grafite, problematizo algumas características da arte contemporânea que, na maioria das vezes, são desconsideradas pelos currículos escolares. Inicialmente, faço algumas considerações sobre a dualidade discursiva entre a arte de rua e a arte de museu. Em seguida, apresento um breve relato sobre a história e as características do movimento grafite, inclusive no contexto de Roraima. Para finalizar, discuto alguns aspectos a serem repensados pelos professores de Arte, a partir do anacronismo existente entre a diversificação da produção artística contemporânea e os currículos da disciplina de Arte.

Keywords : Arte; Educação; Artes Visuais; Grafite.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )