SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número01Um discurso sobre gênero nos currículos de ciênciasMarcas das diferenças nas políticas de inclusão social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

LAZZARIN, Luís Fernando. Grafite e o ensino da arte. Educ. Real. [online]. 2007, vol.32, n.01, pp.59-73. ISSN 0100-3143.

Neste artigo, a partir do exemplo do movimento grafite, problematizo algumas características da arte contemporânea que, na maioria das vezes, são desconsideradas pelos currículos escolares. Inicialmente, faço algumas considerações sobre a dualidade discursiva entre a arte de rua e a arte de museu. Em seguida, apresento um breve relato sobre a história e as características do movimento grafite, inclusive no contexto de Roraima. Para finalizar, discuto alguns aspectos a serem repensados pelos professores de Arte, a partir do anacronismo existente entre a diversificação da produção artística contemporânea e os currículos da disciplina de Arte.

Palabras clave : Arte; Educação; Artes Visuais; Grafite.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )