SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número01Grafite e o ensino da arteContribuições da história das disciplinas escolares para a história do ensino de ciências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

ZUCCHETTI, Dinora Tereza; KLEIN, Madalena  y  SABAT, Ruth. Marcas das diferenças nas políticas de inclusão social. Educ. Real. [online]. 2007, vol.32, n.01, pp.75-89. ISSN 0100-3143.

Este artigo apresenta uma análise de alguns documentos que compõem as Políticas Nacionais que têm referenciado ações afirmativas. Objetiva identificar as regularidades enunciativas presentes nos discursos que determinam as marcas das diferenças dos sujeitos da educação mencionados nos documentos. Apesar de fazer referência a políticas de diferentes áreas e com amplitudes diversas, observamos que as legislações compartilham uma racionalidade que se destina a parcelas específicas das populações, principalmente àquelas que são consideradas vulneráveis aos riscos sociais de discriminação, de marginalização, de pobreza e, conseqüentemente, de exclusão social.

Palabras clave : Inclusão Social; Exclusão Social; Políticas Públicas; Sujeitos; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )