SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número01Marcas das diferenças nas políticas de inclusão socialAntropologia da ciência, educação ambiental e Agenda 21 Local índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

ERN, Edel  y  AIRES, Joanez Aparecida. Contribuições da história das disciplinas escolares para a história do ensino de ciências. Educ. Real. [online]. 2007, vol.32, n.01, pp.91-108. ISSN 0100-3143.

Estudos demonstram que a história do Ensino de Ciências no Brasil tem sido pouco explorada em teses e dissertações. Os que existem, em geral utilizam como referência alguns trabalhos que se tornaram paradigmáticos e que têm uma descrição hegemônica do período anterior à década de 50, sem que sejam empreendidas novas pesquisas empíricas referentes àquele período. O objetivo deste artigo será problematizar essa descrição, pois estaremos argumentando que, a partir de uma pesquisa sobre a história da disciplina escolar química em uma instituição de Ensino Secundário de Santa Catarina, verificou-se que, em alguns colégios jesuítas do sul do Brasil, o ensino de ciências apresentava características diferentes daquelas descritas na maioria das pesquisas que se reportam à primeira metade do século XX.

Palabras clave : Disciplinas Escolares; História; Ciências; Ensino; História; Química; Ensino Médio; Santa Catarina.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )