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Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143
Resumen
BRANQUINHO, Fátima Teresa Braga y SANTOS, Jacqueline da Silva. Antropologia da ciência, educação ambiental e Agenda 21 Local. Educ. Real. [online]. 2007, vol.32, n.01, pp.109-122. ISSN 0100-3143.
O artigo tem como objetivo apresentar uma contribuição da Antropologia da Ciência à Educação Ambiental. Para tanto, discute a dicotomia objeto-sujeito à luz da noção de simetria entre natureza e cultura, tal como apresentada por Bruno Latour. A principal conseqüência desta discussão é a possibilidade de estabelecer em bases epistemológicas um diálogo entre os sistemas de conhecimento popular e científico sobre a natureza e a saúde. No campo educacional, essa discussão se traduz na possibilidade de formulação compartilhada por especialistas e comunidade de ações que visam minimizar a variedade de problemas socioambientais locais.
Palabras clave : Simetria; Latour; Agenda 21 Local; Educação Ambiental.