SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número02Uma certa banda de música: representações sobre a homossexualidade numa escola públicaNarrativas de professoras sobre a(s) língua(s) na educação de surdos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

FREITAS, Letícia Fonseca Richthofen de. A sala de aula como um espaço que constitui a identidade gaúcha. Educ. Real. [online]. 2007, vol.32, n.02, pp.49-61. ISSN 0100-3143.

Este artigo objetiva fazer uma reflexão sobre a construção da identidade gaúcha e sobre a importância da Escola enquanto um espaço singular, no qual se aprendem determinados conceitos identitários. Entendo que, apesar de esses conceitos estarem presentes durante toda a vida escolar de alunos e alunas, é nas primeiras séries do Ensino Fundamental que eles são privilegiados. Considerando-se que a identidade cultural e social é definida através de lutas dos diferentes grupos pela imposição de determinados significados, analiso, a partir de uma perspectiva não-essencialista da identidade, como se formou a representação hegemônica do “ser gaúcho” a partir da figura do mito do gaúcho, para, a seguir, discutir o papel da Escola como um espaço privilegiado na construção dessa identidade gaúcha hegemônica.

Palabras clave : Escola; Identidade; Gauchismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )