SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue02A sala de aula como um espaço que constitui a identidade gaúchaUma contribuição ao estudo da atenção e suas relações com a aprendizagem author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

KARNOPP, Lodenir Becker  and  KLEIN, Madalena. Narrativas de professoras sobre a(s) língua(s) na educação de surdos. Educ. Real. [online]. 2007, vol.32, n.02, pp.63-78. ISSN 0100-3143.

Este artigo apresenta resultados de uma investigação sobre as experiências de professoras com alunos surdos e com a língua de sinais, em contextos de escolas de surdos, classes especiais ou em situação de inclusão. Aplicamos questionários com perguntas abertas, respondidos por professoras participantes de um curso de capacitação no ensino da Língua Portuguesa para surdos. Das narrativas das professoras podemos inferir que, apesar do reconhecimento da língua de sinais como a língua da educação dos surdos, o uso dessa língua na escolarização acaba não acontecendo, uma vez que quase a metade dos profissionais entrevistados não consegue se comunicar de forma eficiente, em língua de sinais, com seus alunos surdos. Observamos ainda uma variedade de propostas direcionadas ao ensino de leitura e escrita, ligadas, evidentemente, às diferentes concepções de língua e de ensino de língua.

Keywords : Educação de Surdos; Formação Docente; Língua de Sinais; Língua Portuguesa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )