SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número02Narrativas de professoras sobre a(s) língua(s) na educação de surdosAnotações e inquietações acerca do objeto, da criança, do simbolismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

DE-NARDIN, Maria Helena  e  SORDI, Regina Orgler. Uma contribuição ao estudo da atenção e suas relações com a aprendizagem. Educ. Real. [online]. 2007, vol.32, n.02, pp.79-94. ISSN 0100-3143.

Ao contextualizar o estudo da atenção na história das modificações culturais iniciadas no final do século dezenove, o artigo aponta para a necessidade de se compreender a atenção como um fenômeno cultural e não como uma capacidade autônoma regida por instintos biologicamente determinados. Mostra-se que o conceito de atenção não é homogêneo e que o “prestar atenção”, tão fortemente demandado na sociedade atual, é apenas um dos atos de um processo complexo que inclui modulações que vão além do binarismo atenção-desatenção. Assim, ao invés de enfocar a discussão apenas na atenção necessária para a aprendizagem, pretende apresentar algumas contribuições sobre a aprendizagem da atenção. Distingue atenção recognitiva, requerida pelas práticas culturais contemporâneas, de atenção inventiva, que acolhe a emergência do novo e caracteriza-se por ser uma atenção que coloca problemas.

Palavras-chave : Atenção; Mudanças Culturais; Aprendizagem Recognitiva; Aprendizagem Inventiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )