SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número01Pode um filme ser um ato de teoria?Imagem e ceticismo: sobre o vínculo entre cinema e realidade na obra de Stanley Cavell índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

MASSCHELEIN, Jan. E-ducando o olhar: a necessidade de uma pedagogia pobre. Educ. Real. [online]. 2008, vol.33, n.01, pp.35-47. ISSN 0100-3143.

O artigo defende uma pedagogia pobre como possibilidade de educação do olhar. A partir de duas observações, uma de Walter Benjamim e outra de Michel Foucault, o autor discorre sobre o caminhar, como um novo olhar, e sobre a crítica como ato de atenção, respectivamente. Trata-se a pesquisa crítica educacional não como insight e como conhecimento, mas como possibilidade de abertura para um espaço existencial, um espaço concreto de liberdade prática. É, portanto, de uma pedagogia pobre que a pesquisa educacional crítica precisa.

Palabras clave : Educação do Olhar; Pedagogia; Pesquisa; Crítica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )