SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue01Cinema e educação: um caminho metodológicoA pedagogia da imagem: Deleuze, Godard ou como produzir um pensamento do cinema author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

LOUREIRO, Robson. Educação, cinema e estética: elementos para uma reeducação do olhar. Educ. Real. [online]. 2008, vol.33, n.01, pp.135-154. ISSN 0100-3143.

O artigo explora as possíveis conexões entre educação e cinema a partir de uma perspectiva da reeducação do olhar, portanto, da sensibilidade estética. É possível uma reeducação do olhar em relação ao cinema? Mas que olhar seria esse? Que critérios teóricos adotar para realizar essa tarefa? Pensar em uma discussão sobre educação ou reeducação do olhar em relação ao cinema é, antes de tudo, refletir sobre o papel que os estúdios de Hollywood têm tido na produção de determinadas estéticas hegemônicas ao longo das últimas décadas e recuperar experiências que ousaram desafiar essa hegemonia. Com esse intuito, o presente artigo trata de elementos de uma teoria crítica em relação à estética do cinema a partir do encontro entre a filosofia Theodor Adorno e o cinema de Alexander Kluge.

Keywords : Educação; Cinema; Estética; Teoria-Crítica; Theodor Adorno.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )