SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número01Cinema e educação: um caminho metodológicoA pedagogia da imagem: Deleuze, Godard ou como produzir um pensamento do cinema índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

LOUREIRO, Robson. Educação, cinema e estética: elementos para uma reeducação do olhar. Educ. Real. [online]. 2008, vol.33, n.01, pp.135-154. ISSN 0100-3143.

O artigo explora as possíveis conexões entre educação e cinema a partir de uma perspectiva da reeducação do olhar, portanto, da sensibilidade estética. É possível uma reeducação do olhar em relação ao cinema? Mas que olhar seria esse? Que critérios teóricos adotar para realizar essa tarefa? Pensar em uma discussão sobre educação ou reeducação do olhar em relação ao cinema é, antes de tudo, refletir sobre o papel que os estúdios de Hollywood têm tido na produção de determinadas estéticas hegemônicas ao longo das últimas décadas e recuperar experiências que ousaram desafiar essa hegemonia. Com esse intuito, o presente artigo trata de elementos de uma teoria crítica em relação à estética do cinema a partir do encontro entre a filosofia Theodor Adorno e o cinema de Alexander Kluge.

Palabras clave : Educação; Cinema; Estética; Teoria-Crítica; Theodor Adorno.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )