SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número01Cinema e educação: um caminho metodológicoA pedagogia da imagem: Deleuze, Godard ou como produzir um pensamento do cinema índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

LOUREIRO, Robson. Educação, cinema e estética: elementos para uma reeducação do olhar. Educ. Real. [online]. 2008, vol.33, n.01, pp.135-154. ISSN 0100-3143.

O artigo explora as possíveis conexões entre educação e cinema a partir de uma perspectiva da reeducação do olhar, portanto, da sensibilidade estética. É possível uma reeducação do olhar em relação ao cinema? Mas que olhar seria esse? Que critérios teóricos adotar para realizar essa tarefa? Pensar em uma discussão sobre educação ou reeducação do olhar em relação ao cinema é, antes de tudo, refletir sobre o papel que os estúdios de Hollywood têm tido na produção de determinadas estéticas hegemônicas ao longo das últimas décadas e recuperar experiências que ousaram desafiar essa hegemonia. Com esse intuito, o presente artigo trata de elementos de uma teoria crítica em relação à estética do cinema a partir do encontro entre a filosofia Theodor Adorno e o cinema de Alexander Kluge.

Palavras-chave : Educação; Cinema; Estética; Teoria-Crítica; Theodor Adorno.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )