SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número01A pedagogia da imagem: Deleuze, Godard ou como produzir um pensamento do cinemaCorpo, cérebro e memória na era da tecla save: brilho eterno de uma mente sem lembranças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

PEREIRA, Marcelo de Andrade. Transformação do olhar e compartilhamento do sentido no cinema e na educação: em torno da experiência estética. Educ. Real. [online]. 2008, vol.33, n.01, pp.169-179. ISSN 0100-3143.

Este artigo analisa a concepção de Immanuel Kant sobre os conceitos de gosto, beleza e experiência estética, a fim de determinar o potencial crítico, reflexivo e educativo da sensibilidade. Tal associação pretende validar a proposta de uma educação voltada ao estético, à sensibilidade. Compreende, pois, o sensível como passível de educar e ser, nesse processo, de igual modo educado. O esforço de conceituação parte da análise do filme O Gosto dos Outros, dirigido por Agnès Jaoui, cujo enredo parece sintetizar os sentidos de sensibilidade e educação a serem aqui ventilados.

Palavras-chave : Experiência Estética; Educação; Beleza; Gosto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )