SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número01Quando os meninos de Cidade de Deus nos olhamNas asas do cinema e da educação: vôo e desejo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

MARCELLO, Fabiana de Amorim. Universalidade ética e singularidade mobilizadora e leitura de imagens cinematográficas. Educ. Real. [online]. 2008, vol.33, n.01, pp.209-224. ISSN 0100-3143.

Neste artigo analiso os filmes Onde Fica a Casa de Meu Amigo?, de Abbas Kiarostami, e Bom Dia, de Yasujiro Ozu, partindo das concepções clássicas de “pureza” e “impureza” da imagem, para discutir sobre universalidades éticas e singularidades mobilizadoras, que tangenciam a imagem cinematográfica. Mais do que imagens “puras”, falo aqui de imagens atravessadas por tais universalidades e singularidades, na medida em que elas tratam de temas que reconhecemos facilmente - não por serem “banais”, mas porque, a um só tempo, são dotadas de um apelo ético e convocam a um olhar mobilizador. Temas, portanto, que nos convocam em função de estar atravessados por uma singularidade que se faz, ela também, ética pela afirmação de uma estética cinematográfica específica.

Palabras clave : Cinema; Imagem; Criança.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )