SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número02Redução da idade de imputabilidade penal: mitos e justificativasJuventude e educação: interações entre a educação escolar e a educação não-formal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

FALEIROS, Vicente de Paula. Juventude: trabalho, escola e desigualdade. Educ. Real. [online]. 2008, vol.33, n.02, pp.63-82. ISSN 0100-3143.

No sistema capitalista globalizado a contradição entre a redução de postos de trabalho e maior exigência de qualificação de mão de obra se expressa, de forma significativa, na situação particular da juventude brasileira no início do século XXI. Acentua-se a exigência por escolaridade para inserção de jovens no mercado de trabalho, enquanto que a escola não tem dado respostas a esta demanda. Por outro lado, a demanda por sobrevivência leva os jovens mais pobres a buscarem emprego para enfrentar as desigualdades sociais, provocando se um círculo vicioso entre a maior demanda por escolaridade e a necessidade de se ter um trabalho mais cedo. O resultado dessa pesquisa mostra que se torna praticamente inconciliável, para grande parte dos jovens, a relação entre trabalho e escola. Analisamos as mais recentes estatísticas do IBGE e do Dieese.

Palavras-chave : Juventude; Trabalho; Escola; Desigualdade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )