SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número02Professores como agentes de prevenção do abuso sexual infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

SILVA, Divino José da. Experiência formativa, educação e os desafios para a construção de um novo Ethos. Educ. Real. [online]. 2008, vol.33, n.02, pp.191-208. ISSN 0100-3143.

Nosso objetivo neste artigo é pensar a relação entre a noção de experiência como acontecimento e seus vínculos com a educação enquanto lugar para a construção de um novo ethos. Para que a compreensão dos vínculos íntimos entre experiência e educação se expresse, reivindica-se nessa relação uma nova maneira de narrar, portanto, uma nova linguagem, na qual é restituído o valor da palavra como lugar da experiência humana. Por essa razão, privilegiam-se nesse jogo a conversação, o diálogo, o tato pedagógico e a capacidade de julgar e interpretar como aspectos importantes para uma prática pedagógica identificada com a imaginação poética e com o sentido de um saber-expressar, mais do que com o sentido de um saber-fazer científico, ainda que esses saberes não sejam considerados excludentes.

Palavras-chave : Educação; Ética; Experiência Formativa; Tato Pedagógico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )