SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número02Professores como agentes de prevenção do abuso sexual infantilEnsino médio noturno em escolas públicas paulistas: indicações de qualidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

FERRI, Cássia  y  HOSTINS, Regina Célia Linhares. Práticas de seleção e organização do conhecimento nas escolas regulares e especiais. Educ. Real. [online]. 2008, vol.33, n.02, pp.231-251. ISSN 0100-3143.

Este artigo analisa práticas docentes de seleção e organização do conhecimento em duas escolas, uma regular e outra especial, dedicadas especificamente ao ensino de alunos com histórico de deficiência mental, e apresenta subsídios teórico metodológicos para qualificação do processo de elaboração conceitual desses alunos, a partir dos pressupostos histórico-culturais. Discutem-se episódios de interação e ação docente efetivados nesses espaços, recortes resultantes de pesquisa-intervenção, empreendida desde 2005, em escolas da região do Vale do Itajaí, SC. As reflexões assinalam que as práticas curriculares que conduzem à elaboração conceitual de alunos com histórico de deficiência mental não se diferenciam das práticas de elaboração conceitual efetivadas com qualquer aluno. A diferença reside nas concepções de aprendizagem e nas práticas de ensino adotadas, tanto na escola regular como na especial, e que, em maior ou menor proporção, contribuem para ampliar ou limitar as possibilidades de elaboração conceitual dos alunos.

Palabras clave : Currículo; Elaboração Conceitual; Deficiência Mental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )