SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número02Práticas de seleção e organização do conhecimento nas escolas regulares e especiais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

ADRIAO, Theresa Maria Freitas; GARCIA, Teise de Oliveira Guaranha  y  SILVEIRA, Adriana A. Dragone. Ensino médio noturno em escolas públicas paulistas: indicações de qualidade. Educ. Real. [online]. 2008, vol.33, n.02, pp.253-269. ISSN 0100-3143.

Este trabalho resulta de um estudo comparado, desenvolvido em dez escolas públicas localizadas no Estado de São Paulo, nas quais se pressupunha a oferta do Ensino Médio Noturno de qualidade. Para a seleção dos casos investigados, consideraram-se indicadores elaborados no âmbito da pesquisa Ensino Médio: experiências em escolas públicas (2005) financiada pelo MEC/Unesco. Da análise das informações coletadas por meio de questionários endereçados aos profissionais e alunos do noturno de cada escola, aliada à observação de campo, apresentam-se características institucionais e fatores extra-escolares que, na opinião desses segmentos, constituem evidências da qualidade da escola. Dentre essas se destacam: flexibilidade curricular, liderança dos dirigentes, clima de diálogo entre profissionais da escola e estudantes e expectativa positiva em relação ao futuro dos alunos. Tais fatores confirmam estudos anteriores.

Palabras clave : Ensino Médio; Democratização; Ensino Noturno; Qualidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )