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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

LEDA, Denise Bessa  y  MANCEBO, Deise. REUNI: heteronomia e precarização da universidade e do trabalho docente. Educ. Real. [online]. 2009, vol.34, n.01, pp.49-64. ISSN 0100-3143.

O texto analisa o projeto “Universidade Nova” ou, como foi denominado em seu último formato, “Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI”. Procura desvelar a retórica dos discursos e documentos oficiais que proclamam a retomada do crescimento do ensino superior público em todo país, em prol da justiça social, sem a contrapartida orçamentária, comprometendo, assim, a qualidade das funções que a universidade deve desempenhar, precarizando o trabalho docente e ampliando a heteronomia universitária. Destaca, ainda, o forte apelo ideológico presente no REUNI e conclui reafirmando que as condições de oferta desse programa, sem o suficiente aporte de recursos, favorecerão tão somente a precarização da instituição e um ensino de “qualidade” duvidosa.

Palabras clave : Ensino Superior; Política Educacional; Reforma Universitária; REUNI; Qualidade; Trabalho Docente.

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