SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01REUNI: heteronomia e precarização da universidade e do trabalho docenteO discurso da gestão escolar democrática: o conselho escolar em foco índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

PERRONI, Jennifer  y  BRANDAO, André. Seleção ou exclusão: difícil acesso a instituições públicas de ensino. Educ. Real. [online]. 2009, vol.34, n.01, pp.65-81. ISSN 0100-3143.

A desigualdade educacional atinge níveis alarmantes no Brasil. No ensino superior, é notório que instituições públicas apresentam difícil acesso para a parcela economicamente mais vulnerável da população. O presente trabalho pretende demonstrar, por meio de uma pesquisa empírica, que essa desigualdade também ocorre no acesso a instituições públicas de ensino fundamental e médio que se destacam pela excelência ou tradição. Nossa investigação se volta para o concurso realizado pelo Colégio Pedro II no início do ano de 2007 no qual, ao final do processo, candidatos egressos da rede particular de ensino ocuparam nada menos do que 87,14% das vagas disponibilizadas. Nosso intuito foi demonstrar que o caráter gratuito de uma instituição não necessariamente se traduz na garantia de um acesso verdadeiramente público e igualitário.

Palabras clave : Educação; Exclusão; Desigualdade Educacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )