SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01Seleção ou exclusão: difícil acesso a instituições públicas de ensinoModulações de acoplamento tecnológico como estratégia de pesquisa e intervenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

GOMES, Alfredo Macedo  e  ANDRADE, Edson Francisco de. O discurso da gestão escolar democrática: o conselho escolar em foco. Educ. Real. [online]. 2009, vol.34, n.01, pp.83-102. ISSN 0100-3143.

O artigo analisa práticas discursivas de conselheiros escolares de escolas públicas, problematizando o discurso da gestão democrática e as formas de participação nas reuniões ordinárias do Conselho Escolar do Sistema Municipal de Educação de Recife. Os dados, coletados por meio do acompanhamento das reuniões ordinárias, foram tratados na perspectiva da análise de discurso. Conclui-se que as ações dos sujeitos que poderiam contribuir para a materialização dos princípios democráticos na escola são desarticuladas ou silenciadas por um conjunto de fatores, dentre os quais se encontram a elasticidade dos períodos entre as reuniões do conselho e interditos que caracterizam as práticas discursivas na escola. Apontase que o poder é exercido nas reuniões do conselho escolar sem que qualquer de seus sujeitos identifique-se como seu titular. Não obstante, percebe-se que a palavra constitui um poderoso instrumento utilizado pela direção escolar no sentido de se impor no processo decisório como projeto de gestão escolar.

Palavras-chave : Política Educacional; Conselho Escolar; Gestão da Escola; Ensino Público Municipal; Gestão Democrática; Análise de Discurso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )