SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01O discurso da gestão escolar democrática: o conselho escolar em focoPanorama da educação inclusiva no município do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

MAURENTE, Vanessa Soares; MARASCHIN, Cleci  y  BIAZUS, Maria Cristina Vilanova. Modulações de acoplamento tecnológico como estratégia de pesquisa e intervenção. Educ. Real. [online]. 2009, vol.34, n.01, pp.103-121. ISSN 0100-3143.

Este artigo busca discutir as possibilidades de construção de estratégias de pesquisa e de intervenção por meio das tecnologias de produção de imagem fotográfica digital. Para tanto, trazemos uma experiência realizada em um serviço de saúde mental infanto-juvenil em Porto Alegre, Brasil. Em tal experiência, buscamos construir uma forma específica de conceber as relações entre sujeitos e tecnologias, o acoplamento tecnológico, assim como tentamos modular este acoplamento com a realização de oficinas de fotografia digital, nas quais jovens em tratamento e equipe técnica produziram imagens a partir de uma questão que lhes foi proposta. Discutimos de que modo a fotografia pode, por meio de um acoplamento cognição-máquina, garantir possibilidades de criação. Nossa hipótese é a de que isso se tornará possível por meio da colocação de uma proposta, pensada a partir do campo de pesquisa. Desse modo, buscamos encaminhar a construção de uma forma de pesquisar e produzir ações em campo através da tecnologia.

Palabras clave : Acoplamento Tecnológico; Oficina Terapêutica; Saúde Mental; Jovem; Fotografia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )