SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01Modulações de acoplamento tecnológico como estratégia de pesquisa e intervençãoA educação para a cidadania entre passado, presente e futuro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

GLAT, Rosana; PLETSCH, Márcia Denise  y  FONTES, Rejane de Souza. Panorama da educação inclusiva no município do Rio de Janeiro. Educ. Real. [online]. 2009, vol.34, n.01, pp.123-136. ISSN 0100-3143.

O texto apresenta os resultados da primeira etapa de um estudo sobre a educação oferecida aos alunos com necessidades especiais na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, bem como discute o papel e as ações desenvolvidas pela Educação Especial no âmbito da proposta de Educação Inclusiva em vigor. Com base em entrevistas semiestruturadas e dados quantitativos oficiais, a pesquisa evidenciou, entre outros resultados, que o projeto político-pedagógico dessa Rede é direcionado para uma proposta de Educação Inclusiva. Mostrou também a importância do suporte especializado e da articulação da Educação Especial com o ensino regular para a efetivação da proposta de inclusão escolar nessa rede escolar.

Palabras clave : Educação Especial; Inclusão Escolar; Ensino Público Municipal; Rio de Janeiro.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )