SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01A educação para a cidadania entre passado, presente e futuroConsiderações sobre a filosofia de Theodor Adorno e o pós-moderno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

HENNING, Leoni Maria Padilha. Conceito lipmaniano de experiência: perspectiva estética e seus desdobramentos pedagógicos. Educ. Real. [online]. 2009, vol.34, n.01, pp.155-174. ISSN 0100-3143.

Este trabalho se propõe a analisar o conceito de experiência em Matthew Lipman por meio da gênese do processo de criação artística e da experiência estética. Para o autor, é na ambientação natural, material ou real que se dá a resposta mais primitiva aos problemas encontrados pelos homens e é esse contexto que funda a base para as nossas experiências educativas, o que, no seu caso, pode ser exemplificado na sua proposta do Programa de Filosofia para Crianças. O foco de análise do conceito lipmaniano de experiência segue os traços presentes na tradição deweyana, a saber, uma destacável perspectiva estética. Um dos motivos de Lipman ter seguido essa trajetória de análise da experiência humana se dá pelo seu trabalho acadêmico iniciado na disciplina de estética, pela grande influência de Dewey em seu pensamento e de outros renomados esteticistas da sua época.

Palavras-chave : Educação Estética; Experiência; Pragmatismo; Lipman Mathew.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )