SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01Conceito lipmaniano de experiência: perspectiva estética e seus desdobramentos pedagógicosHeidegger, o pós-moderno e a educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

LOUREIRO, Robson. Considerações sobre a filosofia de Theodor Adorno e o pós-moderno. Educ. Real. [online]. 2009, vol.34, n.01, pp.175-190. ISSN 0100-3143.

O trabalho problematiza a posição de Antonio J. Severino ao considerar a Teoria Crítica como a raiz de vertentes pós-modernas e pós-estruturalistas da educação brasileira. Para tanto, recorro a escritos de Adorno para quem a crítica à razão ocidental não se direciona à ciência tout court, mas à sua positivização. Ele sinaliza a possibilidade de se construir uma noção positiva de Aufklärung em vistas à superação da alienação capitalista e à formação do sujeito auto-reflexivo. Não há, em sua filosofia, qualquer manifestação de apreço pela estetização da vida, pelo abandono da razão e da ciência, pela prioridade do singular, pela desconsideração da objetividade e pela renúncia de projetos emancipatórios, traços peculiares ao pensamento pós-moderno e pós-estruturalista.

Palabras clave : Adorno; Theodor Wiesengrund; Educação; Pós-Moderno; Estética; Teoria Crítica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )