SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01Considerações sobre a filosofia de Theodor Adorno e o pós-modernoInfância, subjetividade e pluralidade no contexto do pensamento pós-metafísico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

DELLA FONTE, Sandra Soares. Heidegger, o pós-moderno e a educação. Educ. Real. [online]. 2009, vol.34, n.01, pp.191-209. ISSN 0100-3143.

Neste artigo, indago em que medida a ontologia heideggeriana pode ter inspirado o relativismo ontológico contemporâneo e contribui para a estruturação da agenda pós-moderna na educação. A meu ver, na noção de superação da metafísica, desenvolvida pelo segundo Heidegger, configura-se uma ontologia antimaterialista de cuja aversão à objetividade decorre uma desqualificação do conhecimento objetivo, em especial da ciência. Esse é o núcleo central ao qual a agenda pós presta seu tributo e, em vários aspectos, atualiza. Inicialmente, discuto a noção de superação da metafísica em textos heideggerianos. Em seguida, aprecio as aproximações e os distanciamentos entre o pensamento heideggeriano e o pós-moderno. Por fim, discuto os desdobramentos educacionais da apropriação da filosofia do segundo Heidegger pela agenda pós.

Palabras clave : Heidegger, Martin; Ontologia; Educação; Pós-Moderno.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )