SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01Heidegger, o pós-moderno e a educaçãoAs teorias da socialização e o novo paradigma para os estudos sociais da infância índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

PEREIRA, Vilmar Alves. Infância, subjetividade e pluralidade no contexto do pensamento pós-metafísico. Educ. Real. [online]. 2009, vol.34, n.01, pp.211-226. ISSN 0100-3143.

A modernidade tomou as crianças como seres históricos, que viviam em determinadas condições e circunstâncias sociais singulares e, almejando dar maior e melhor especificidade para essa etapa da vida, construiu noções, conceitos, imagens denominadas de infância. O estudo de doutorado que fizemos demonstrou a estreita vinculação do conceito de infância associada à figura do sujeito na modernidade. Há entre ambos uma relação de interdependência, ou seja, a infância é uma etapa necessária na direção do alcance do sujeito adulto. Indicamos, ao longo da pesquisa, que esses conceitos participam de um horizonte maior denominado modelo metafísico. A crítica a essas duas categorias demonstra uma enorme dificuldade em se legitimar no contexto do pensamento pósmetafísico. Afirmamos, em outro momento, que a infância é plural, mas o que isso significa? Como fica a infância nesse novo arranjo é o que pretendemos apresentar neste artigo. O estudo também apresenta dez pontos de confluências para pensarmos a infância.

Palabras clave : Infância; Subjetividade; Pluralidade; Pensamento Pós-Metafísico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )