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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

MARCHI, Rita de Cássia. As teorias da socialização e o novo paradigma para os estudos sociais da infância. Educ. Real. [online]. 2009, vol.34, n.01, pp.227-246. ISSN 0100-3143.

Este artigo apresenta a crítica contemporânea, realizada no âmbito da denominada nova Sociologia da Infância (SI), às abordagens clássicas da socialização. Os estudos nesse novo campo interrogam sobre as imagens tradicionais da infância, da criança e de sua educação, propondo a desconstrução da obviedade e legitimidade presentes no paradigma tradicional da infância como fase 'natural e universal' da vida e das crianças como objetos passivos da socialização adulta. O princípio da criança ator incita a se passar da visão determinista com ênfase nos fatores estruturais que pesam sobre ação social para a análise da capacidade de ação (agency) da criança e o princípio da construção social da infância questiona a idéia desta como categoria definida simplesmente pela biologia e passa a entendê-la como variável do ponto de vista histórico, cultural e social e sempre sujeito a um processo de negociação tanto na esfera pública quanto na privada.

Palavras-chave : Sociologia da Infância; Teoria da Socialização; Institucionalização da Infância.

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