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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

POPKEWITZ, Thomas S.; OLSSON, Ulf  e  PETERSSON, Kenneth. Sociedade da aprendizagem, cosmopolitismo, saúde pública e prevenção à criminalidade. Educ. Real. [online]. 2009, vol.34, n.02, pp.73-96. ISSN 0100-3143.

A sociedade da aprendizagem é um conceito que expressa princípios de uma Humanidade universal e de uma promessa de progresso que parece transcender à idéia de Nação. Este artigo indica como essa sociedade é governada em nome de um sujeito cosmopolita ideal que, a despeito de suas pretensões universalistas, incorpora modos particulares de inclusão e de exclusão. Isso se deve à inscrição de distinções e de diferenciações entre as características daqueles que incorporam uma razão cosmopolita e aqueles que não incorporam os princípios de civilidade e de normalidade desse cosmopolitismo. Ao mapear a circulação da noção de sociedade da aprendizagem, no âmbito do sistema de saúde e da justiça criminal suecas e nas reformas escolares suecas e americanas, examina-se o modo de vida do cidadão dessa sociedade: o aprendente, representante de um cosmopolitismo inacabado.

Palavras-chave : Sociedade da Aprendizagem; Governamentalidade; Inclusão/Exclusão Social; Saúde Pública; Cosmopolitismo Inacabado.

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