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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

O, Jorge Ramos do. A governamentalidade e a história da escola moderna: outras conexões investigativas. Educ. Real. [online]. 2009, vol.34, n.02, pp.97-117. ISSN 0100-3143.

A partir do conceito foucaultiano de governamentalidade, faz-se a defesa de um quadro analítico e de uma heurística que nos permitam devolver a ocultada evidência de que o projecto de uma escola para todos corresponde ao aprofundamento histórico do esforço do Estado-nação para a expansão ilimitada dos instrumentos e dos mecanismos de controle social. Nesses termos, tanto o figurino institucional quanto as categorias identitárias que a instituição escolar pôs a circular, desde finais do século XIX, são produtos e instrumentos de um estilo liberal de governo das populações que não tem cessado de fundir a dimensão política com a ética. Uma analítica desses regimes de governamentalidades múltiplas levar-nos-á a formular novas perguntas e a ousar outras narrativas historiográficas em torno da instituição escolar e dos seus habitantes.

Palavras-chave : Governamentalidade; História da Educação; Escola Moderna; Governo de Si Mesmo.

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