SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02A governamentalidade e a história da escola moderna: outras conexões investigativasO numerável, o mensurável e o auditável: estatística como tecnologia para governar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

CESAR, Maria Rita de Assis  y  DUARTE, André. Governo dos corpos e escola contemporânea: pedagogia do fitness. Educ. Real. [online]. 2009, vol.34, n.02, pp.119-134. ISSN 0100-3143.

O artigo investiga o novo papel da instituição escolar à luz dos conceitos foucaultianos de biopolítica e de governamentalidade e da noção deleuziana de sociedade de controle. Analisamos a escola moderna como instituição disciplinar privilegiada e discutimos sua crise contemporânea, recorrendo à noção de pedagogia do controle, com a qual avaliamos as recentes reformas educacionais que começaram a redefinir o papel da escola no presente. Finalmente, abordamos o fenômeno recentíssimo da pedagogia do fitness, noção com a qual procuramos pensar a importância da escola na aplicação das políticas públicas, as quais visam a produzir um corpo magro e saudável no contexto do combate à obesidade infantil.

Palabras clave : Biopolítica; Governamentalidade; Controle Corpo; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )