SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue02Governo dos corpos e escola contemporânea: pedagogia do fitnessPolíticas de inclusão e governamentalidade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

TRAVERSINI, Clarice Salete  and  LOPEZ BELLO, Samuel Edmundo. O numerável, o mensurável e o auditável: estatística como tecnologia para governar. Educ. Real. [online]. 2009, vol.34, n.02, pp.135-152. ISSN 0100-3143.

O presente artigo tem por objetivo analisar a relação entre o saber estatístico e a governamentalidade. Na primeira seção, destacamos aspectos históricos das práticas sociais na constituição da estatística como saber do Estado. Na segunda seção, mostramos como, na governamentalidade neoliberal contemporânea, a estatística torna-se uma tecnologia de governo para gerenciar áreas de risco social. Para isso, analisamos um programa de redução do analfabetismo no Brasil, mostrando, por um lado, os usos que o programa faz do saber estatístico para a gestão do risco social; por outro, como os números operam para tornar o programa auditável, ou seja, para manter sua credibilidade na aferição do investimento financeiro na diminuição do analfabetismo.

Keywords : Estatística; Governamentalidade; Analfabetismo; Programas Educacionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )