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Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143
Resumo
LOPES, Maura Corcini. Políticas de inclusão e governamentalidade. Educ. Real. [online]. 2009, vol.34, n.02, pp.153-169. ISSN 0100-3143.
A partir da análise de políticas de assistência e de educação, o artigo problematiza a exclusão via políticas de inclusão social. Para tanto, desenvolve conceitos como os de inclusão, de exclusão, de norma, de normalização e de governamentalidade. Articuladas a tais conceitos, são trazidas tecnologias de governamento e de dominação em operação na educação dos indivíduos, a fim de sustentar o argumento de que a inclusão e a exclusão são invenções constituídas também no jogo econômico de um Estado neoliberal. Afirma-se que a promessa da mudança de status dentro de uma rede de consumo que chega àquele que vive em condições de pobreza absoluta, articulada ao desejo de mudança de condição de vida, são fontes que mantêm o Estado na parceria com o mercado e que mantêm a inclusão como um imperativo do próprio neoliberalismo.
Palavras-chave : Políticas de Inclusão; Exclusão; Governamentalidade; Educação; Normalização.