SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02O numerável, o mensurável e o auditável: estatística como tecnologia para governarGovernamentalidade neoliberal, teoria do capital humano e empreendedorismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

LOPES, Maura Corcini. Políticas de inclusão e governamentalidade. Educ. Real. [online]. 2009, vol.34, n.02, pp.153-169. ISSN 0100-3143.

A partir da análise de políticas de assistência e de educação, o artigo problematiza a exclusão via políticas de inclusão social. Para tanto, desenvolve conceitos como os de inclusão, de exclusão, de norma, de normalização e de governamentalidade. Articuladas a tais conceitos, são trazidas tecnologias de governamento e de dominação em operação na educação dos indivíduos, a fim de sustentar o argumento de que a inclusão e a exclusão são invenções constituídas também no jogo econômico de um Estado neoliberal. Afirma-se que a promessa da mudança de status dentro de uma rede de consumo que chega àquele que vive em condições de pobreza absoluta, articulada ao desejo de mudança de condição de vida, são fontes que mantêm o Estado na parceria com o mercado e que mantêm a inclusão como um imperativo do próprio neoliberalismo.

Palavras-chave : Políticas de Inclusão; Exclusão; Governamentalidade; Educação; Normalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )