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Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143
Resumen
SARAIVA, Karla y VEIGA-NETO, Alfredo. Modernidade líquida, capitalismo cognitivo e educação contemporânea. Educ. Real. [online]. 2009, vol.34, n.02, pp.187-201. ISSN 0100-3143.
O objetivo deste artigo é mostrar algumas transformações recentes do neoliberalismo e da racionalidade governamental, para pensar possíveis articulações de tais mudanças com o campo da Educação. A partir dos conceitos de Modernidade sólida e Modernidade líquida, são apresentados alguns deslocamentos da racionalidade governamental liberal em direção à constituição de uma governamentalidade neoliberal. Incorporam-se contribuições de autores que podem acrescentar novas ferramentas para o campo dos Estudos Foucaultianos, a fim de descrever e de problematizar as mudanças de ênfases em algumas das atuais práticas sociais. Na moldura desse quadro teórico, são feitos três comentários que sinalizam a potencialidade de tais ferramentas para a pesquisa educacional.
Palabras clave : Governamentalidade; Modernidade Líquida; Capitalismo Cognitivo; Neoliberalismo; Estudos Foucaultianos.