SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02Modernidade líquida, capitalismo cognitivo e educação contemporâneaMemórias escolares: sem ressentimentos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

FANTIN, Monica. Cinema e imaginário infantil: a mediação entre o visível e o invisível. Educ. Real. [online]. 2009, vol.34, n.02, pp.205-223. ISSN 0100-3143.

Este texto analisa a relação entre cinema e criança a partir de alguns entendimentos teórico-conceituais sobre o cinema como arte, indústria, dispositivo e linguagem. Da relação entre cinema e imaginação, busca-se entender como os diferentes modos de ver filmes atuam na construção do imaginário infantil para compreender as representações que as crianças têm da experiência com o cinema. Considerando que a pesquisa com crianças pode ser uma forma de compreender criticamente a produção cultural de nossa época, o texto apresenta aspectos de uma pesquisa empírica realizada com crianças em diferentes contextos socioculturais e sugere algumas possibilidades de mediação para pensar o cinema no contexto da educação.

Palabras clave : Cinema; Crianças; Mediação; Imaginário Infantil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )