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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

LEFF, Enrique. Complexidade, racionalidade ambiental e diálogo de saberes. Educ. Real. [online]. 2009, vol.34, n.03, pp.17-24. ISSN 0100-3143.

O saber ambiental reafirma o ser no tempo e o conhecer na história; estabelece-se em novas identidades e territórios de vida; reconhece o poder do saber e da vontade de poder como um querer saber. O saber ambiental faz renascer o pensamento utópico e a vontade de liberdade em uma nova racionalidade, na qual se fundem o rigor da razão e os excessos do desejo, a ética e o conhecimento, o pensamento racional e a sensualidade da vida. A racionalidade ambiental abre caminho para uma reerotização do mundo, transgredindo a ordem estabelecida, a qual impõe a proibição de ser. O saber ambiental, interrompido pela incompletude do ser, pervertido pelo poder do saber e mobilizado pela relação com o Outro, elabora categorias para apreender o real desde o limite da existência e do entendimento, a diferença e alteridade.

Palabras clave : Saber Ambiental; Racionalidade Ambiental; Diálogo; Complexidade.

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