SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número03Perplexidades, desafios e propostas na educação ambiental a partir da trajetória de um pesquisador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

LEFF, Enrique. Complexidade, racionalidade ambiental e diálogo de saberes. Educ. Real. [online]. 2009, vol.34, n.03, pp.17-24. ISSN 0100-3143.

O saber ambiental reafirma o ser no tempo e o conhecer na história; estabelece-se em novas identidades e territórios de vida; reconhece o poder do saber e da vontade de poder como um querer saber. O saber ambiental faz renascer o pensamento utópico e a vontade de liberdade em uma nova racionalidade, na qual se fundem o rigor da razão e os excessos do desejo, a ética e o conhecimento, o pensamento racional e a sensualidade da vida. A racionalidade ambiental abre caminho para uma reerotização do mundo, transgredindo a ordem estabelecida, a qual impõe a proibição de ser. O saber ambiental, interrompido pela incompletude do ser, pervertido pelo poder do saber e mobilizado pela relação com o Outro, elabora categorias para apreender o real desde o limite da existência e do entendimento, a diferença e alteridade.

Palavras-chave : Saber Ambiental; Racionalidade Ambiental; Diálogo; Complexidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )